Tarefa: PM Estabelecer o Repositório do Projeto
Definir um repositório para o projeto
Disciplinas: 1 Atividade Planejamento de Projeto
Finalidade
Estabelecer o repositório de projeto usando a estratégia de controle de versão.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Independente do protocolo definido para acessar seus repositórios, você sempre precisará criar pelo menos um repositório, dessa forma uma sugestão de criação é descrita a seguir.
      Etapas
      Passo 1: Crie um diretório principal

      Crie um diretório vazio o qual será usado como diretório principal para todos os seus repositórios.

      Passo 2: Defina a organização do repositório

      Antes de importar seus dados para o repositório você deve primeiro pensar sobre como irá organizar os dados. Existem alguns padrões e práticas recomendadas para organizar um repositório. Muitas pessoas criam um diretório trunk para guardar a “linha principal” de desenvolvimento, um diretório branch para guardar as ramificações, e um diretório tags para guardar as versões concluidas. Caso o repositório guarde somente um projeto, então frequentemente estes diretórios são criados no nível mais alto.

      Organizar o repostório por projeto faz sentido se os projetos não são fortemente relacionados e cada um deles é controlado individualmente. Para projetos relacionados onde você pode querer controlar todos os projetos de uma vez, ou onde os projetos são todos amarrados uns aos outros em um único pacote de distribuição, é então mais comum organizar por ramificação. Desta maneira você tem somente um trunk para controlar, e os relacionamentos entre os subprojetos são vislumbrados mais facilmente.

      Passo 3: Importe os dados

      Antes de importar seu projeto para um repositório, é importante considerar:

      • Remover todos os arquivos que não são necessários para construir o projeto, como arquivos temporários, arquivos que são gerados por um compilador, binários compilados, etc.
      • Organizar os arquivos em pastas e sub-pastas. Embora posteriormente seja possível renomear/mover arquivos, é altamente recomendado que obtenha a estrutura correta do seu projeto antes de realizar a importação.

      Após estas transformações selecione os dados a serem importados e popule o seu diretório.

      Informações Adicionais